Para muitas pessoas, a pandemia acabou interrompendo planos de viagem! Planos de iniciar a vida nômade ou de se estruturar financeiramente para começar a viajar. Em contrapartida, muitos brasileiros se viram presos nos mais diversos locais do mundo, com a incerteza sobre como serão os próximos dias! Alguns, barrados em imigrações pelo mundo, apenas pelo fato de serem brazileiros. Outros, diante de fronteiras completamente fechadas, toques de recolher e restrições, qua variam de cidade para cidade.

Mas, o que fazer neste momento, onde não temos total liberdade para nos locomover? Será um indicativo de desistirmos dos planos para a vida nômade?

Com a segunda onda da Covid 19 se espalhando pela Europa e com os casos aumentando pelo Brasil, fica difícil para muitos, se sentir instigado à mudar de ares. Pois, a vida nômade, é muito mais do que se mudar de cidade. É uma imersão cultural, que, em tempos de pandemia, fica limitada à permanência em isolamento físico e, talvez até, social.

Mas, estive observando durante todo este ano as possibilidades que surgiram à partir da pandemia e, devo confessar, que 2020 foi um ano muito especial para mim. À partir de muitas reflexões surgidas durante a pandemia, eu pude estruturar vários aspectos da minha vida que precisavam de um pouco de atenção e que eu, há muito tempo, deveria ter parado para observar. Só agora, parei para lidar com todas as possibilidades, planejamentos, desejos e receios e pensar com um foco intenso em como posso melhorar cada um destes aspectos.

Neste texto, compartilho com vocês quais pontos parei para observar e como pude aproveitar meus períodos de quarentena para estruturar não apenas minha vida nômade, como também, para criar um foco direto em meus objetivos!

1- Quais são seus objetivos?

Este ponto é muito importante! Para você decidir que caminho deve seguir, é preciso compreender o que deseja. Quais são suas aspirações, como se enxerga daqui à alguns meses ou anos. Observar o porque de seus desejos e compreender o grau de importância que cada um deles tem para você, pode ser decisivo para saber como agir para alcançá-los.

2- Manter o foco!

Mesmo durante a pandemia, você não pode perder o foco diante do que deseja. Esta etapa é muito importante para você persistir, principalmente quando as coisas ficarem difíceis. Por isso é importante compreender o quanto você deseja alcançar seus objetivos! Permitirá que você mantenha o foco, sem se deixar distrair, mesmo nos momentos mais desanimadores.

3- Planejamento.

Isto pode ser óbvio, mas muitas pessoas esquecem de executar esta etapa. Se você sempre ficar deixando para depois, talvez nunca tome as atitudes corretas para alcançar o que deseja. No caso de iniciar (ou continuar) a vida nômade, mesmo em um momento tão restritivo como este, você precisa pensar no passo a passo que deverá seguir. E nada melhor do que fazer um planejamento detalhado do que precisa ser feito. Não precisa ser feito com pressa, aproveite o distanciamento e os momentos em casa para pensar e repensar o seu plano, até encontrar aquele que acredita ser o melhor!

4- Estruturação financeira

No meu caso, estou o ano inteiro em minha cidade natal, para cuidar de minha mãe - que tem todas as comorbidades do mundo - e optei por estar junto de minha família neste momento. Porém, a saudade de viajar, conhecer novas pessoas, novos lugares, bate forte dentro do peito. Então, aproveitei para me focar em uma estruturação financeira!
Juntar dinheiro, investir um pouco, adquirir objetos que eram essenciais. Sem sair para ir ao barzinho, restaurante, salão de beleza... não está sendo difícil poupar uma boa grana para quando eu conseguir viajar novamente! Talvez você possa fazer o mesmo! Aproveitar que está mais tempo em casa para investir em si mesmo!

5- Novas fontes de renda

Sei que muitas pessoas estão passando por uma crise imensa durante esta pandemia. Muitos perderam seus empregos e a situação pode parecer desesperadora! Mas se você está passando por isso, talvez este momento possa te ajudar a enxergar um leque de novas possibilidades. Quais são as habilidades que você possui? Como utilizá-las para alcançar seus objetivos? Será que está no momento de investir mais em seus conhecimentos? Ou de enviar currículos para aquelas empresas que sempre estiveram em seu radar.

6- Não espere para agir!

Se tem uma coisa que essa pandemia me ensinou foi que nunca devemos deixar os nossos planejamentos para depois. Muitas vezes, protelamos fazer certas coisas, acreditando que podemos deixar para depois. Mas e se esse ''depois"for interrompido? E se as fronteiras se fecharem novamente? À qualquer momento, a vida pode mudar! E a pandemia é uma prova de que isto pode acontecer inesperadamente!
Então, assim que possível, faça! Não deixe para depois. Esteja pronto, com planejamento e tente se estruturar o quanto puder!  Não deixe que as oportunidades passem por você!

- - -

Cupom de desconto no AirBNB
Podcast Nômade
Fonohouse
Apoie