Vivemos um breve momento de transição.

O não tão recente advento da internet comercial e portabilidade de computadores cada vez mais robustos trouxe luz à possibilidade das pessoas poderem adaptar suas vidas à uma forma de viver, onde o trabalho não precisa estar diretamente atrelado à um local físico.  

A temática do nomadismo "digital" explodiu no mundo. Inspirado nos históricos nômades característicos da eurásia, as pessoas voltaram a viajar o mundo, sem data certa para se fixar a um local, ou até simplesmente não mais se fixar a lugar nenhum.

A diferença é que agora a tecnologia nos permite trabalhar de forma remota. Facilita nosso translado. Amplifica nossas conexões, fazendo com que a vida sedentária perca o sentido para cada vez mais pessoas. A vida sedentária perdeu o sentido para mim.

Porém esse movimento é apenas uma breve transição. Acredito que em poucos anos a humanidade não falará mais do estilo de vida nômade, assim como hoje internet e eletricidade são totalmente triviais em nossa vida.

Eu acredito que em um futuro breve, as pessoas não crescerão com um sentimento de desconexão da vida fixa que lhes foi atribuída, porque a maioria dos trabalhos que sobrem aos humanos poderão ser executados de forma remota e viajar será apenas uma escolha, e não mais uma ruptura de um estilo de vida sedentário, para um estilo de vida móvel.

Enquanto a normalidade do nomadismo não chega para todos, ouvimos histórias. Alguns poucos corajosos que estão espalhados pelo mundo. Viajam de formas diferentes, possuem fontes de renda diversas. Estilos de vida que nós nem imaginamos.

Mas apesar dos novos nômades estarem pulverizados pelo mundo, o somatório impressiona em números. Existe uma verdadeira nomadesfera espalhada pelo mundo. Uma comunidade de viajantes que buscam formas de se conectar  e assim, se sentirem pertencentes a um grupo.

Diante desse cenário de transição, a Nomadesfera.com surge através do seu embrião, o Podcast Nômade, criado em fevereiro de 2019. Foram quase 2 anos difundindo histórias de nômades diversos através da mídia podcast, até enfim evoluir para um blog.

Por entender esse momento como uma transição da forma como podemos viver a vida, a Nomadesfera.com compreende que pode evoluir no futuro. Começou como um podcast, depois um blog, e futuramente pode ser algo maior... algo melhor. Algo que registre, que conecte, que busque entender. Algo que some à essa transição.

Sem mais, manifesto o propósito da Nomadesfera: Trazer luz ao tema nomadismo e fazer com que mais e mais pessoas acreditem na possibilidade de uma vida móvel, até que o estilo de vida nômade seja algo tão trivial na sociedade, que a própria Nomadesfera.com não se faça mais necessária.

Heitor Alves.

- - -

Cupom de desconto no AirBNB
Podcast Nômade
Fonohouse
Apoie